Boletim Informativo nº 01/2019

pdf logo

Dia da Gratidão – 6 de Janeiro – “Graças em tudo e por tudo”
“Em tudo, dai graças. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai.”
1 Tessalonicenses 5:18 e Efésios 5:20

Quando penso nestas palavras que recomendam gratidão em tudo e por tudo, lembro-me de um cristão que, após ser assaltado, elevou a Deus a sua gratidão dizendo: “te dou graças Senhor, porque o assaltante levou o meu dinheiro, mas além de poupar a minha vida, não me agrediu fisicamente; e agradeço principalmente, Senhor, porque fui eu o assaltado, e não quem praticou o assalto.” É bom desenvolver um espírito de gratidão. E naturalmente temos muito que agradecer a Deus. Pensemos em primeiro lugar em nossa existência. Os amantes da pescaria dizem: “pesco, logo, existo”. Mas existo por quê? Existo porque Deus, em sua infinita graça e misericórdia, formou-me no ventre de minha mãe, deu forças a ela para me trazer à luz, providenciou uma família por meio da qual eu recebi nutrição, exercícios e tudo o mais que era necessário para o meu crescimento e tem preservado a minha vida. Sendo assim, não apenas em 6 de janeiro, mas durante todos os dias da nossa passagem pela terra temos que agradecer a Deus pela nossa existência. Já disse que uma das bênçãos indispensáveis para o nosso crescimento é a família, portanto, é dia de gratidão também por ela. E quanto aos amigos e amigas, hein? Quem é que consegue expressar gratidão suficiente diante de Deus pela vida deles? Pela graça de Deus, sou um homem de muitos amigos. E tenho cada dívida com eles que jamais poderei quitar, excedem aos meus recursos e forças. Hoje e sempre, é dia de gratidão a Deus pelos amigos. E quanto às lições que aprendemos na vida? Quanta saudade dos professores em sala de aula, dos professores em escolas dominicais e aqueles muitos do dia a dia, que não perdem oportunidade para nos ensinar lições práticas para o bom viver. E o que dizer a respeito dos médicos e enfermeiras? Quanta dedicação e quanto investimento na saúde e qualidade de vida dos seus pacientes. Lembro-me de uma história que ouvi há muito tempo, de um visitante em um hospital, que observando uma enfermeira que efetuava uma assepsia em um paciente todo infectado exclamou: “eu não faria isso por dinheiro nenhum deste mundo!” Ao que ela respondeu calmamente: “Nem eu!” O que é que você acrescentaria nesta lista? Salvação, não é? Onde é que vamos encontrar palavras para agradecer a Deus a salvação que de graça Ele nos dá? É de graça para nós; para Ele, quem é que pode imaginar, avaliar o quanto Lhe custou? Vamos encerrar com o poeta sacro: “Graças dou por esta vida, pelo bem que revelou, graças dou pelo futuro e por tudo que passou. Pelas bênçãos derramadas, pelo amor, pela aflição. Pelas graças reveladas, graças dou pelo perdão.” (HNC 61). Com amor,
Reverendo José Loures

Aniversariantes

  • Dia 4 Simone Gomes Rosa, telefone 98457 1854.
  • Dia 20 Margarete Sales Carneiro, telefone 98131 4018.
  • Dia 21 Marissa Santos Araújo, telefone 3563 2091.
  • Dia 25 Victor Augusto Lins, telefone 98110 9299.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Ordem do Culto

I Prelúdio

  • 1. Hino (a definir).
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino (a definir).
  • 3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  • 1. Hino (a definir).
  • 2. Oração de confissão.

V Adoração

  • 1. Banda Ônix.

VI Edificação

  • 1. Leitura do texto.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino (a definir).

VII Poslúdio / Encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo IV
Da Criação

I. No princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para a manifestação da glória do seu eterno poder, sabedoria e bondade, criar ou fazer do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bom, o mundo e tudo o que nele há, visíveis ou invisíveis. Romanos 9:36; Hebreus 1:2; João 1:2-3; Romanos 1:20; Salmo 104:24; Jeremias 10:12; Gênesis 1; Atos 17:24; Colossenses 1:16; Êxodo 20:11.

II. Depois de haver feito as outras criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea, com almas racionais e imortais, e dotou-as de inteligência, retidão e perfeita santidade, segundo a sua própria imagem, tendo a lei de Deus escrita em seus corações, e o poder de cumprí-la, mas com a possibilidade de transgredí-la, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, que era mutável. Além dessa escrita em seus corações, receberam o preceito de não comerem da árvore da ciência do bem e do mal; enquanto obedeceram a este preceito, foram felizes em sua comunhão com Deus e tiveram domínio sobre as criaturas. Gênesis 1:27 e 2:7; Salmo 8:5; Eclesiastes 12:7; Mateus 10:28; Romanos 2:14,15; Colossenses 3:10; Gênesis 3:6.

Capítulo V
Da Providência

I. Pela sua muito sábia providência, segundo a sua infalível presciência e o livre e imutável conselho da sua própria vontade, Deus, o grande Criador de todas as coisas, para o louvor da glória da sua sabedoria, poder, justiça, bondade e misericórdia, sustenta, dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor. Neemias 9:6; Salmo 145:14-16; Daniel 4:34-35; Salmo 135:6; Mateus 10:29-31; Provérbios 15:3; 2 Crônicas 16:9; Atos 15:18; Efésios 1:11; Salmo 33:10-11; Efésios 3:10; Romanos 9:17; Gênesis 45:5.

II. Posto que, em relação à presciência e ao decreto de Deus, que é a causa primária, todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente, contudo, pela mesma providência, Deus ordena que elas sucedam conforme a natureza das causas secundárias, necessárias, livre ou contingentemente. Jeremias 32:19; Atos 2:13; Gênesis 8:22; Jeremias 31:35; Isaías 10:6-7.

III. Na sua providência ordinária Deus emprega meios; todavia, ele é livre para operar sem eles, sobre eles ou contra eles, segundo o seu arbítrio. Atos 27:24,31; Isaías 55:10-11; Oséias 1:7; Romanos 4:20-21; Daniel 3:27; João 11:34-45; Romanos 1:4.

IV. A onipotência, a sabedoria inescrutável e a infinita bondade de Deus, de tal maneira se manifestam na sua providência, que esta se estende até a primeira queda e a todos os outros pecados dos anjos e dos homens, e isto não por uma mera permissão, mas por uma permissão tal que, para os seus próprios e santos desígnios, sábia e poderosamente os limita, e regula e governa em uma múltipla dispensarão mas essa permissão é tal, que a pecaminosidade dessas transgressões procede tão somente da criatura e não de Deus, que, sendo santíssimo e justíssimo, não pode ser o autor do pecado nem pode aprová-lo. Isaías 45:7; Romanos 11:32-34; Atos 4:27-28; Salmo 76:10; 2 Reis 19:28; Atos 14:16; Gênesis 50:20; Isaías 10:12; 1 João 2:16; Salmo 50:21; Tiago 1:17.

V. O mui sábio, justo e gracioso Deus muitas vezes deixa por algum tempo seus filhos entregues a muitas tentações e à corrupção dos seus próprios corações, para castigá-los pelos seus pecados anteriores ou fazer-lhes conhecer o poder oculto da corrupção e dolo dos seus corações, a fim de que eles sejam humilhados; para animá-los a dependerem mais intima e constantemente do apoio dele e torná-los mais vigilantes contra todas as futuras ocasiões de pecar, para vários outros fins justos e santos. 2 Crônicas 32:25-26,31; 2 Samuel 24:1,25; Lucas 22:31-32; 2 Coríntios 12:7-9.

VI. Quanto àqueles homens malvados e ímpios que Deus, como justo juiz, cega e endurece em razão de pecados anteriores, ele somente lhes recusa a graça pela qual poderiam ser iluminados em seus entendimentos e movidos em seus corações, mas às vezes tira os dons que já possuíam, e os expõe a objetos que a sua corrupção torna ocasiões de pecado; além disso os entrega às suas próprias paixões, às tentações do mundo e ao poder de Satanás: assim acontece que eles se endurecem sob as influências dos meios que Deus emprega para o abrandamento dos outros. Romanos 1:24-25,28 e 11:7; Deuteronômio 29:4; Marcos 4:11-12; Mateus 13:12 e 25:29; 2 Reis 8:12-13; Salmo 81:11-12; 1 Coríntios 2:11; 2 Coríntios 11:3; Êxodo 8:15 32; 2 Coríntios 2:15-16; Isaías 8:14.

VII. Como a providência de Deus se estende, em geral, a todos os crentes, também de um modo muito especial ele cuida da Igreja e tudo dispõe a bem dela. Amós 9:8-9; Mateus 16:18; Romanos 8-28; 1 Timóteo 4:10.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de janeiro, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da SAF.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.
  • Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.
  • Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: Síria

Localização Oriente Médio
Capital Damasco
Extensão territorial 185.180 km2
Idioma Árabe
População total 18.502.413 habitantes
PIB 28.393 milhões de US$
Moeda Libra

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados