Boletim Informativo nº 03/2019

pdf logo

Salvação? Só em Jesus!
“Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: ‘A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.’ A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”
Atos 4:12

O texto acima nos mostra com clareza que a salvação do pecador, é obra exclusiva de Cristo. E a Bíblia afirma que o homem não regenerado está morto em “delitos e pecados” (Efésios 2:1). Nessa condição, além de “morto” é escravo do pecado. Em virtude dessa morte e escravidão, o homem é totalmente incapaz de fazer qualquer coisa por sua própria vontade, a fim de ser salvo. Portanto, no que diz respeito à salvação, o pecador depende da obra de Deus, que vivifica e liberta-o. E essa salvação tem início com a justificação, prossegue com a santificação e é consumada na glorificação. De onde procede a justificação. A justificação procede do gracioso coração de Deus e é ricamente ilustrada pela libertação no Egito. Em Jeremias 31, lemos e entendemos que o povo que escapou da morte no Egito encontrou graça no deserto. A razão é descrita no versículo 3, que diz: “De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” O benigno coração de Deus, que ama o pecador com amor inesgotável, quebra os canzis ou timões do seu jugo e o liberta (Levítico 26:13). O gracioso coração de Deus ama com amor eterno e justifica o pecador. Qual é a base, alicerce, ou fundamento da justificação? O alicerce da justificação é a cruz de Cristo. Em sua Carta aos Romanos o apóstolo Paulo afirma: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte: Graças a Deus por Jesus Cristo.” (Romanos 7:18, 24-25). Por isso, aos gálatas escreveu: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20). Qual seria o instrumento da justificação? “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1). O instrumento ou meio da justificação é a fé. Mas a Bíblia afirma que até mesmo a fé é dom de Deus (Efésios 2:8). A fé é simplesmente a mão que se estende para receber o que a graça salvadora oferece. Quando medito sobre essa fé, me ponho a pensar sobre aqueles que afirmam que em sua salvação atuaram como co-autores em sua redenção. Quanto a mim, sei que devo tudo ao meu Senhor, “que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20), e Ele fez isso quando eu estava morto, quer dizer, totalmente incapaz de fazer qualquer coisa pela minha salvação. Até porque o meu Salvador nos diz: “Sem mim vocês não podem fazer nada.” (João 15:5). O romanismo apresenta a virgem Maria como co-redentora (heresia), referindo-se ao suposto papel dela no processo de redenção e salvação. Mas a salvação é obra exclusiva de Cristo, não existem co-redentores. Com amor,
Reverendo José Loures

Aniversariantes

  • Dia 20 Margarete Sales Carneiro, telefone 98131 4018.
  • Dia 21 Marissa Santos Araújo, telefone 3563 2091.
  • Dia 25 Victor Augusto Lins, telefone 98110 9299.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Ordem do Culto

I Prelúdio

  • 1. Hino (a definir).
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino (a definir).
  • 3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  • 1. Hino (a definir).
  • 2. Oração de confissão.

V Adoração

  • 1. Banda Ônix.

VI Edificação

  • 1. Leitura do texto.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino (a definir).

VII Poslúdio / Encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo VIII
De Cristo o Mediador

I. Aprouve a Deus em seu eterno propósito, escolher e ordenar o Senhor Jesus, seu Filho Unigênito, para ser o Mediador entre Deus e o homem, o Profeta, Sacerdote e Rei, o Cabeça e Salvador de sua Igreja, o Herdeiro de todas as coisas e o Juiz do Mundo; e deu-lhe desde toda a eternidade um povo para ser sua semente e para, no tempo devido, ser por ele remido, chamado, justificado, santificado e glorificado. Isaías 42:1; 1 Pedro 1:19-20; 1 Timóteo 2:5; João 3:16; Deuteronômio 18:15; Atos 3:20-22; Hebreus 5:5-6; Isaías 9:6-7; Lucas 1:33; Hebreus 1:2; Efésios 5:23; Atos 17:31; 2 Coríntios 5:10; João 17:6; Efésios 1:4; 1 Timóteo 2:56; 1 Coríntios 1:30; Romanos 8:30.

II. O Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, sendo verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai e igual a ele, quando chegou o cumprimento do tempo, tomou sobre si a natureza humana com todas as suas propriedades essenciais e enfermidades comuns, contudo sem pecado, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria e da substância dela. As duas naturezas, inteiras, perfeitas e distintas – a Divindade e a humanidade – foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou confusão; essa pessoa é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, porém, um só Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem. João 1:1,14; 1 João 5:20; Filemom 2:6; Gálatas 4:4; Hebreus 2:14,17 e 4:15; Lucas 1:27,31,35; Mateus 16:16; Colossenses 2:9; Romanos 9:5 e 1:3-4; 1 Timóteo 2:5.

III. O Senhor Jesus, em sua natureza humana unida à divina, foi santificado e sem medida ungido com o Espírito Santo tendo em si todos os tesouros de sabedoria e ciência. Aprouve ao Pai que nele habitasse toda a plenitude, a fim de que, sendo santo, inocente, incontaminado e cheio de graça e verdade, estivesse perfeitamente preparado para exercer o ofício de Mediador e Fiador. Este ofício ele não tomou para si, mas para ele foi chamado pelo Pai, que lhe pôs nas mãos todo o poder e todo o juízo e lhe ordenou que os exercesse. Salmo 45:5; João 3:34; Hebreus 1:8-9; Colossenses 2:3 e 1:9; Hebreus 7:26; João 1:14; Atos 10:38; Hebreus 12:24 e 5:4-5; João 5:22,27; Mateus 28:18.

IV. Este ofício o Senhor Jesus empreendeu mui voluntariamente. Para que pudesse exercê-lo, foi feito sujeito à lei, que ele cumpriu perfeitamente; padeceu imediatamente em sua alma os mais cruéis tormentos e em seu corpo os mais penosos sofrimentos; foi crucificado e morreu; foi sepultado e ficou sob o poder da morte, mas não viu a corrupção; ao terceiro dia ressuscitou dos mortos com o mesmo corpo com que tinha padecido; com esse corpo subiu ao céu, onde está sentado à destra do Pai, fazendo intercessão; de lá voltará no fim do mundo para julgar os homens e os anjos. Salmo 40:7-8; Hebreus 10:5-6; João 4:34: Filemom 2-8; Gálatas 4:4; Mateus 3:15 e 5:17; Mateus 26:37-38; Lucas 22:24; Mateus 27.46; Filemom 2:8; Atos 2:24,27 e 13:37; 1 Coríntios 15:4; João 20:25-27; Lucas 24:50-51; 2 Pedro 3:22; Romanos 8:34; Hebreus 7:25; Romanos 14:10; Atos 1:11; João 5:28-29; Mateus 13:40-42.

V. O Senhor Jesus, pela sua perfeita obediência e pelo sacrifício de si mesmo, sacrifício que pelo Eterno Espírito, ele ofereceu a Deus uma só vez, satisfez plenamente à justiça do Pai. E para todos aqueles que o Pai lhe deu adquiriu não só a reconciliação, como também uma herança perdurável no Reino dos Céus. Romanos 5:19 e 25-26; Hebreus 10:14; Efésios 1:11,14; Colossenses 1:20; 2 Coríntios 5:18-20; João 17:2; Hebreus 9:12,15.

VI. Ainda que a obra da redenção não foi realmente cumprida por Cristo senão depois da sua encarnação; contudo a virtude, a eficácia e os benefícios dela, em todas as épocas sucessivamente desde o princípio do mundo, foram comunicados aos eleitos naquelas promessas, tipos e sacrifícios, pelos quais ele foi revelado e significado como a semente da mulher que devia esmagar a cabeça da serpente, como o cordeiro morto desde o princípio do mundo, sendo o mesmo ontem, hoje e para sempre. Gálatas 4:45; Gênesis 3:15; Hebreus 3:8.

VII. Cristo, na obra da mediação, age de conformidade com as suas duas naturezas, fazendo cada natureza o que lhe é próprio: contudo, em razão da unidade da pessoa, o que é próprio de uma natureza é às vezes, na Escritura, atribuído à pessoa denominada pela outra natureza. João 10:17-l8; 1 Pedro 3:18; Hebreus 9:14; Atos 20:28; João 3:13.

VIII. Cristo, com toda a certeza e eficazmente aplica e comunica a salvação a todos aqueles para os quais ele a adquiriu. Isto ele consegue, fazendo intercessão por eles e revelando-lhes na palavra e pela palavra os mistérios da salvação, persuadindo-os eficazmente pelo seu Espírito a crer e a obedecer, dirigindo os corações deles pela sua palavra e pelo seu onipotente poder e sabedoria, da maneira e pelos meios mais conformes com a sua admirável e inescrutável dispensação. João 6:37-39 e 10:15-16; 1 João 2:1; João 15:15; Efésios 1:9; João 17:6; 2 Coríntios 4:13; Romanos 8:9,14 e 15:18-19; João 17:17; Salmo 90:1; 1 Coríntios 15:25-26; Colossenses 2:15; Lucas 10:19.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de janeiro, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da SAF.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: Sri Lanka

Localização Sul da Ásia
Capital Sri Jayewardenepura Kotte
Extensão territorial 65.610 km2
Idioma Sinhala e tâmil
População total 20.715.010 habitantes
PIB 82.316 milhões de US$
Moeda Rúpia do Sri Lanka

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados