Boletim Informativo nº 11/2019

pdf logo

Nova Criatura
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura.”
2 Coríntios 5:17

A Bíblia nos estimula a nos despir “do velho homem”; isto é, a abandonar a velha natureza, e nos revestirmos “do novo homem” (Efésios 4:22-24), e viver uma vida dedicada a Deus. Mas o “novo homem” é muitas vezes tentado a viver como o “velho homem”. Em Romanos 8:1 encontramos radiante declaração: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Mas muitas vezes “a nova criatura” ou “novo homem”, quando a fé se mostra fraca, teme a condenação e se vê diante de uma falsa necessidade de fazer algo para aplacar a ira de Deus; se esquece que, no Calvário, a possibilidade de condenação foi para sempre banida da vida daquele que crê em Jesus. Vejo uma ilustração desse fato na história da reconciliação entre Esaú e Jacó. Com medo de seu irmão a quem havia enganado, Jacó precisou abandonar a casa dos pais. Ao retornar à sua terra, ainda dominado pelo medo, Jacó separou um grande presente para seu irmão, com o intuito de aplacar uma ira que já não existia. Mas antes do encontro com Esaú, Jacó teve um marcante encontro com Deus onde teve seu nome mudado para Israel (Gênesis 32). E quando se aproximava de seu irmão agiu não como aquele que havia sido transformado em Israel, mas como o velho Jacó, pois na medida que se aproximava, prostrava-se diante do irmão. Mas Esaú, que já não sentia mais ódio, correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou, e ambos choraram. Esaú perguntou sobre os animais que Jacó havia separado para presenteá-lo: “Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei?” A resposta de Jacó foi: “Por meio deles pensei em ganhar a boa vontade do senhor.” (Gênesis 33:8). Esaú recusou o desnecessário presente, mas Jacó insistiu. “Não recuses” (versículo 10). E prosseguiu: “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus. Peço-te, pois, recebe o meu presente. E Jacó insistiu até que Esaú aceitou.” (versículos 10-11). Mas não havia ira para ser aplacada, pois ver o rosto do irmão foi para Jacó como contemplar o “semblante de Deus”. Não agiu como Jacó transformado em Israel, mas sim, como o velho Jacó. Assim também quando movidos pelo medo pensamos que temos que fazer algo para aplacar a ira de Deus, não agimos como “nova criatura”, ou como o novo homem, mas sim, como o velho Jacó, como o “velho homem”, pois o texto afirma que estando em Cristo, é nova criatura, e estando Nele, já não há mais condenação. Sejamos pois, revestidos do novo homem, criado segundo Deus, na justiça e retidão que procedem da verdade (Efésios 4:24), pois a nova criatura não nasceu “do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:13). E “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, não há mais ira para ser aplacada, pois a justiça de Deus foi totalmente satisfeita na cruz. E, ao abraçar a fé em Jesus, você foi presenteado com a vida eterna, abundante e feliz. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I. Prelúdio

  • 1. Hino a escolher.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II. Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III. Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino a escolher.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV. Contrição

  • 1. Hino a escolher.
  • 2. Oração de contrição.

V. Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI. Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a escolher.

VII. Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XVI
Das Boas Obras

IV. Os que alcançam pela sua obediência a maior perfeição possível nesta vida estão tão longe de exceder as suas obrigações e fazer mais do que Deus requer, que são deficientes em muitas coisas que são obrigados a fazer. Lucas 17:10; Gálatas 5:17.

V. Não podemos, pelas nossas melhores obras, merecer da mão de Deus perdão de pecado ou a vida eterna, porque é grande a desproporção que há entre eles e a glória porvir, e infinita a distância que vai de nós a Deus, a quem não podemos ser úteis por meio delas, nem satisfazer pela dívida dos nossos pecados anteriores; e porque, como boas, procedem do Espírito e, como nossas, são impuras e misturadas com tanta fraqueza e imperfeição, que não podem suportar a severidade do juízo de Deus; assim, depois que tivermos feito tudo quanto podemos, temos cumprido tão somente o nosso dever, e somos servos inúteis. Romanos 3:20 e 4:2,4,6; Efésios 2:8-9; Lucas 17:lO; Gálatas 5:22-23; Isaías 64:6; Salmo 143:2 e 130:3.

VI. Não obstante o que havemos dito, sendo aceitas por meio de Cristo as pessoas dos crentes, também são aceitas nele as boas obras deles, não como se fossem, nesta vida, inteiramente puras e irrepreensíveis à vista de Deus, mas porque Deus, considerando-as em seu Filho, é servido aceitar e recompensar aquilo que é sincero, embora seja acompanhado de muitas fraquezas e imperfeições. Efésios 1:6; 1 Pedro 2:5; Salmo 143:2; 2 Coríntios 8:12; Hebreus 6:10; Mateus 2:5-21,23.

VII. As obras feitas pelos não regenerados, embora sejam, quanto à matéria, coisas que Deus ordena, e úteis tanto a si mesmos como aos outros, contudo, porque procedem de corações não purificados pela fé, não são feitas devidamente – segundo a palavra; – nem para um fim justo – a glória de Deus; são pecaminosas e não podem agradar a Deus, nem preparar o homem para receber a graça de Deus; não obstante, o negligenciá-las é ainda mais pecaminoso e ofensivo a Deus. 2 Reis 10:30,31; Filemon 1:15-16,18; Hebreus 11:4,6; Marcos 10:20-21; 1 Coríntios 13:3; Isaías 1:12; Mateus 6:2,5,16; Ageu 2:14; Amós 5:21-22; Marcos 7:6-7; Salmo 14:4 e 36:3; Mateus 2:5-41,45 e 23:23.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, favor consultar a revista da escola dominical, página 8 lição 3.

Capítulo 1
A Divina Eleição e Reprovação

4. A ira de Deus permanece sobre aqueles que não crêem neste Evangelho. Mas aqueles que o aceitam e abraçam Jesus, o Salvador, com uma fé verdadeira e viva, são redimidos por Ele da ira de Deus e da perdição, e presenteados com a vida eterna. João 3:36; Marcos 16:16.

5. Em Deus não está, de forma alguma, a causa ou culpa desta incredulidade. O homem tem a culpa dela, tal como de todos os demais pecados. Mas a fé em Jesus Cristo e também a salvação por meio dEle são dons gratuitos de Deus, como está escrito: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus…” (Efésios 2:8). Semelhantemente, “Porque vos foi concedida a graça de…” crer em Cristo (Filipenses 1:29).

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de março, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da UPA.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • No próximo sábado, dia 23, sinodal das SAFs e ação social, na congregação da 429 de Samambaia.
  • Dia 16, próximo sábado, departamental da SAF. No Salão da igreja.
  • Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.

País de Oração: Tadjiquistão

Localização Ásia Central
Capital Duchambe
Extensão territorial 144.100 km2
Idioma Tadjique
População total 9.107.211 habitantes
PIB 6.952 milhões de US$
Moeda Somoni

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados