Boletim Informativo nº 13/2019

pdf logo

O Pão que “Dá Vida ao Mundo”
“Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.”
João 6:33

Na quarta petição da Oração Dominical, mais conhecida como “Pai Nosso”, pedimos: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6:11). A vida humana é marcada por muitos medos, e um deles é o medo de não ter o necessário, medo de passar necessidades. Na quarta petição da Oração do Senhor, pedimos a porção necessária de tudo que necessitamos; ou seja, pedimos alimento, água suficiente para beber e tomar banho, abrigo, meios de locomoção e assistência médica, que são necessidades básicas para a nossa sobrevivência. Essa oração nos foi ensinada pelo Senhor Jesus, nosso Advogado. A petição do “pão nosso de cada dia”, nos ensina a evitar toda forma de desejos desregrados, pois sem o controle de tais desejos, atrairemos males sobre nós, pois nos tornaríamos avarentos, e a avareza é idolatria como nos ensinam as Escrituras (Efésios 5:5 e Colossenses 3:5), e esses pecados não nos deixariam ter herança “no reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5:5). Um dia dedicado à “saúde e nutrição”, nos faz pensar não apenas na quarta petição da Oração Dominical, mas principalmente no Pão da Vida que é o Senhor Jesus, que desceu do céu para dar vida ao mundo. Quando o bondoso Mestre pronunciou o seu discurso sobre “o pão da vida”, ouviu o seguinte pedido: “Senhor, dá-nos sempre desse pão.” (João 6:34). A resposta Dele foi: “Eu sou o pão da vida.” (João 6:35). Há certos acontecimentos na nossa vida que não sai de nossa lembrança. Há aproximadamente trinta anos, visitei uma família. Cheguei na hora em que uma senhora dava comida para seus netos. Não havia pão para alimentar a todos adequadamente. Ao rapar uma panela para dar mais um pouquinho a um dos netos ela olhou para mim e disse: “Tô rapando não é porque tá pouco não viu? É por que acabou mesmo!” É uma cena que comove o coração de qualquer cristão. Muito maior comoção devemos ter pelas almas famintas, almas que não conhecem o Pão “que desce do céu e dá vida ao mundo”. Neste dia dedicado à saúde e nutrição, ao pronunciarmos a quarta petição do Pai Nosso em nossas orações, devemos lembrar dos inúmeros brasileiros em cujas casas o pão de cada dia é muito escasso e muitas vezes nem o tem. Mas devemos orar com mais empenho e mais ardor, pelos milhões de almas em estado de inanição espiritual. Devemos orar também no sentido de que o hediondo pecado, ou abominável crime de desvio de dinheiro da merenda escolar que é praticado com frequência em nosso país, seja combatido com o devido rigor da lei. Que saibamos pedir a Deus o “pão nosso de cada dia”, o pão que nos é necessário, e que Ele nos livre de desejos desregrados, e que nos ajude também com a sabedoria necessária para estendermos a mão para os famintos socorrendo-os na medida das possibilidades que Deus nos tem dado. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I. Prelúdio

  • 1. Hino a escolher.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II. Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III. Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino a escolher.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV. Contrição

  • 1. Hino a escolher.
  • 2. Oração de contrição.

V. Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI. Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a escolher.

VII. Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XVIII
Da Certeza da Graça e da Salvação

I. Ainda que os hipócritas e os outros não regenerados podem iludir-se vãmente com falsas esperanças e carnal presunção de se acharem no favor de Deus e em estado de Salvação, esperança essa que perecerá, contudo, os que verdadeiramente crêem no Senhor Jesus e o amam com sinceridade, procurando andar diante dele em toda a boa consciência, podem, nesta vida, certificar-se de se acharem em estado de graça e podem regozijar-se na esperança da glória de Deus, nessa esperança que nunca os envergonhará. Deuteronômio 29:19; Miqueias 3:11; João 5:41; Mateus 8:22-23; 1 João 2:3 e 5:13; Romanos 5:2,S; 2 Timóteo 4:7-8.

II. Esta certeza não é uma mera persuasão conjectural e provável, fundada numa falsa esperança, mas uma infalível segurança da fé, fundada na divina verdade das promessas de salvação, na evidência interna daquelas graças a que são feitas essas promessas, no testemunho do Espírito de adoção que testifica com os nossos espíritos sermos nós filhos de Deus, no testemunho desse Espírito que é o penhor de nossa herança e por quem somos selados para o dia da redenção. Hebreus 6:11,17-19; 1 Pedro 1:4-5,10-11; 1 João 3:14; Romanos 8:15-16; Efésios 1:13-14 e 4:30; 2 Coríntios 1:21-22.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, favor consultar a revista da escola dominical, página 8 lição 3.

Capítulo 1
A Divina Eleição e Reprovação

7. Esta eleição é o imutável propósito de Deus, pelo qual Ele, antes da fundação do mundo, escolheu um número grande e definido de pessoas para a salvação, por graça pura. Estas são escolhidas de acordo com o soberano bom propósito de sua vontade, dentre todo o gênero humano, decaído pela sua própria culpa de sua integridade original para o pecado e a perdição. Os eleitos não são melhores ou mais dignos que os outros, porém envolvidos na mesma miséria dos demais. São escolhidos em Cristo, quem Deus constituiu, desde a eternidade, como Mediador e Cabeça de todos os eleitos e fundamento da salvação. E, para salvá-los por Cristo, Deus decidiu dá-los a Ele e efetivamente chamá-los e atraí-los à sua comunhão por meio da sua Palavra e seu Espírito. Em outras palavras, Ele decidiu dar-lhes verdadeira fé em Cristo, justificá-los, santificá-los, e depois, tendo-os guardado poderosamente na comunhão de seu Filho, glorificá-los finalmente. Deus fez isto para a demonstração de sua misericórdia e para o louvor da riqueza de sua gloriosa graça. Como está escrito: “… assim como nos escolheu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito [bom propósito] de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado…”. E em outro lugar: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Efésios 1:4-6; Romanos 8:30).

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de março, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da UMP.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • No próximo domingo, dia 7 de abril, no culto vespertino, as crianças do Coral Perfeito Louvor farão uma apresentação. Que o Senhor Jesus, bom, grande e supremo Pastor, abençoe essas queridíssimas ovelhinhas.
  • Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.
  • Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Timor Leste

Localização Sudeste da Ásia
Capital Díli
Extensão territorial 15.007 km2
Idioma Português e tétum
População total 1.291.358 habitantes
PIB 8.364 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados