Boletim Informativo nº 16/2019

pdf logo

O Poder da Ressurreição
“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.”
Atos 4:33

Lemos no Evangelho Segundo João 20:19 que os discípulos estavam reunidos de portas trancadas com medo dos judeus. De repente, e de forma miraculosa, o Senhor Jesus, ressurreto, Se pôs no meio deles, saudando-os com a sua paz. Meu propósito é que você perceba a diferença dos discípulos antes e depois da ressurreição do Senhor. Em João 20:19, lemos sobre o medo que sentiam. Em Atos 4:33 vemos que o poder da ressurreição lançou o medo fora, e com grande poder testemunhavam da ressurreição. Isso se reveste ainda de maior significado quando consideramos que o Sinédrio (Conselho Superior dos Judeus), havia proibido os discípulos, proibição feita sob ameaças, para não mais falar do nome de Jesus “a quem quer que seja” (Atos 4:17). No versículo 33, encontramos os mesmos homens, que antes se reuniram a portas fechadas, com medo dos judeus, ignorando completamente a proibição dos tais e anunciavam a vitória de Cristo sobre a morte. Em Atos 5 encontramos os discípulos novamente perante o Sinédrio. “E o sumo sacerdote interrogou-os dizendo: ‘Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém da vossa doutrina.’” (Atos 5:27-28). Quer dizer, o Grande Sacerdote disse: “Nós ordenamos que vocês não ensinassem nada a respeito de Jesus, e vocês fizeram exatamente o contrário, espalharam os ensinos Dele por toda a cidade de Jerusalém, encheram a cidade da doutrina cristã.” O poder da ressurreição fez muita diferença na vida daqueles homens. Os discípulos do presente século precisam fazer uso desse poder, pois da mesma forma que a ressurreição foi testemunhada naqueles dias, é necessário que o seja também nos dias de hoje. E mais, além de testemunhar a ressurreição, precisamos também, e com grande urgência, anunciar a iminente volta do Rei a este mundo, e essa iminência quer dizer que o majestoso dos majestosos eventos poderá ocorrer a qualquer instante. O próprio Rei nos avisa: “Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.” (Mateus 24:44). Precisamos do poder da ressurreição com dupla e urgente finalidade: anunciar a ressurreição e Segunda Vinda e discernir os sinais profetizados, embora não haja a mínima possibilidade de anunciar a chegada Dele nem mesmo com um único segundinho de antecedência. Os sinais profetizados são: espantoso crescimento e espalhamento da maldade com as seguintes características: alarmante avareza, impressionante desobediência aos pais, desorientador desrespeito à religião, espantoso egoísmo, aterrorizadora violência, fomes, terremotos e o surgimento de falsos profetas (Mateus 24:4-14 e 2 Timóteo 3:1-5). Antes de retornar ao céu, o Senhor Jesus ordenou aos discípulos: “Esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.” (Lucas 24:49). Em seguida o Senhor Se afastou deles e subiu de volta ao céu. Enquanto Jesus subia, os discípulos olhavam firmemente para o céu. Então, lhes apareceram dois varões celestiais dizendo: “Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.” (Atos 9:11). Presto vem o momento em que veremos o Rei dos reis e Senhor dos senhores, “descendo numa nuvem, com poder e grande glória” (Lucas 21:27). Você está preparado para recebê-Lo? Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino 42 – “O Grande amor de Deus”.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica em Salmo 16.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica em Neemias 10:37-39.
  • 2. Hino nº 55 – “Alegria e Gratidão”.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino nº 52 – “Meu Pecado Resgatado”.
  • 2. Oração de contrição

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica em Romanos João 17.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a critério do pastor regador.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XX
Da Liberdade Cristã e da Liberdade de Consciência

I. A liberdade que Cristo, sob o Evangelho, comprou para os crentes consiste em serem eles libertos do delito do pecado, da ira condenatória de Deus, da maldição da lei moral e em serem livres do poder deste mundo, do cativeiro de Satanás, do domínio do pecado, do mal das aflições, do aguilhão da morte, da vitória da sepultura e da condenação eterna: como também em terem livre acesso a Deus, em lhe prestarem obediência, não movidos de um medo servil, mas de amor filial e espírito voluntário. Todos estes privilégios eram comuns também aos crentes debaixo da lei, mas sob o Evangelho, a liberdade dos cristãos está mais ampliada, achando-se eles isentos do jugo da lei cerimonial a que estava sujeita a Igreja Judaica, e tendo maior confiança de acesso ao trono da graça e mais abundantes comunicações do Espírito de Deus, do que os crentes debaixo da lei ordinariamente alcançavam. Tito 2:14; 1 Tessalonicenses 1:10; Gálatas 3:13; Romanos 8:1; Gálatas 1:4; Atos 26:18; Romanos 6:14; 1 João 1:7; Salmo 119:71; Romanos 8:28; 1 Coríntios 15:54-57; Romanos 5:1-2; Efésios 2:18 e 3:12; Hebreus 10:19; Romanos 8:14-15; Gálatas 6:6; 1 João 6:18; Gálatas 3:9,14, e 5:1; Atos 15:10; Hebreus 4:14,16 e 10:19-22; João 7:38-39; Romanos 5:5.

II. Só Deus é senhor da consciência, e ele deixou livre das doutrinas e mandamentos humanos que em qualquer coisa sejam contrários à sua palavra ou que, em matéria de fé ou de culto estejam fora dela. Assim crer em tais doutrinas ou obedecer a tais mandamentos como coisa de consciência é trair a verdadeira liberdade de consciência; e requerer para elas fé implícita e obediência cega e absoluta é destruir a liberdade de consciência e a mesma razão. Romanos 14:4,10; Tiago 4:12; Atos 4:19 e 5:29; Mateus 28:8-10; Colossenses 2:20-23; Gálatas 1:10, 2:4-5, 4:9-10 e 5:1; Romanos 14:23; Atos 17:11; João 4:22; Jeremias 8:9; 1 Pedro 3:15.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, favor consultar a revista da escola dominical, página 8 lição 3.

Capítulo 1
A Divina Eleição e Reprovação

10. A causa desta eleição graciosa é somente o bom propósito de Deus. Este bom propósito não consiste no fato de que, dentre todas as condições possíveis, Deus tenha escolhido certas qualidades ou ações dos homens como condição para salvação. Mas este bom propósito consiste no fato de que Deus adotou certas pessoas dentre da multidão inteira de pecadores para ser a sua propriedade. Como está escrito: “E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal… já lhe fora dito a ela (Rebeca): O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito, Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.” E, “… creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.” (Romanos 9:11-13; Atos 13:48).

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de maio, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da Junta Diaconal.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• No próximo sábado, dia 4, Sinodal das SAFs, 3º Encontro Anas. I Igreja Presbiteriana do “P” Sul, 15h.

• Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.

• Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Trinidad e Tobago

Localização Caribe
Capital Port of Spain
Extensão territorial 5.128 km2
Idioma Inglês
População total 1.372.598 habitantes
PIB 24.086 milhões de US$
Moeda Dólar de Trinidad e Tobago

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados