Boletim Informativo nº 18/2019

pdf logo

O Instrumento de Educação Religiosa
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos.”
Deuteronômio 6:6-7

O que o presente texto nos diz é o seguinte: guarde a Palavra de Deus no coração e ensine-a aos seus filhos. Portanto, podemos dizer que a Palavra de Deus é o insubstituível instrumento de educação religiosa. Podemos afirmar que grande parte das crises que vivenciamos na área da segurança decorrem de falhas dos pais na educação dos filhos, que muitas vezes investem pesado na formação profissional, mas negligenciam o dever que consiste na formação do caráter dos filhos. Os instrumentos utilizados na educação que diz respeito às ciências humanas e exatas podem mudar, mas a Bíblia foi, é e será a conselheira em quem podemos confiar. As mudanças que constatamos nestes últimos dias são muitas e ocorrem com velocidade espantosa, mas a Bíblia continua sendo a infalível Palavra de Deus, a única regra de fé e prática que todo pai e mãe deve utilizar para a boa formação do caráter de seus filhos. Qual é o pai ou mãe que não quer ver os filhos bem encaminhados na vida, como pessoas úteis à sociedade? Como conseguir formar filhos e filhas com mentes equilibradas neste mundo tão distante da ética cristã? Inculcando a Palavra de Deus em seus corações. E isso deve começar na mais tenra idade. Mas o grande problema é: agora, enquanto escrevo este texto, são exatamente 20h23. Quem é que pode responder afirmativamente a pergunta: você já leu e estudou a Bíblia com seu filho ou filha hoje? Já?! Transcrevo para você as candentes palavras de Provérbios 4:3-5: “Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes”. A NVI traduziu o versículo 3 nos seguintes termos: “Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe”. Essa tradução da NVI me faz pensar o seguinte: a educação religiosa é responsabilidade e tarefa do pai e da mãe. Papai e mamãe devem trabalhar, de maneira incansável, na educação religiosa dos filhos, na formação do caráter cristão nos filhos. Pai e mãe tem diante de si a intransferível responsabilidade de educar os filhos para a vida. Pai e mãe ensinam a Palavra de Deus, o filho apreende e o Espírito Santo usa o poder e utilidade das Escrituras para evitar que a criança se torne uma pessoa falsa, perversa, orgulhosa, violenta, adúltera, beberrona, mentirosa e preguiçosa. Para essa educação a Bíblia é insubstituível. E os pais, através do estudo da Palavra onde se preparam para educar religiosamente os filhos, se tornam exemplos, pois um pai ou mãe que não zela pela coerência entre palavras e atitudes jamais terá autoridade moral para educar corretamente seus filhos. Se os pais não forem exemplos de caráter cristão, certamente o serão de hipocrisia, pois de uma forma ou de outra os pais serão sempre exemplos para os filhos. Você já leu a Bíblia com seu filho ou filha hoje? Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino – a definir.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração de contrição

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXI
Do Culto Religioso e do Domingo

I. A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras. Romanos 1:20; Salmo 119:68 e 31:33; Atos 14:17; Deuteronômio 12:32; Mateus 15:9 e 4:9,10; João 4:3,24; Êxodo 20:4-6.

II. O culto religioso deve ser prestado a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e só a ele; não deve ser prestado nem aos anjos, nem aos santos, nem a qualquer outra criatura; nem, depois da queda, deve ser prestado a Deus pela mediação de qualquer outro senão Cristo. João 5:23; Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14; Colossenses 2:18; Apocalipse 19:10; Romanos 1:25; João 14:6; 1 Timóteo 2:5; Efésios 2:18; Colossenses 3:17.

III. A oração com ações de graças, sendo uma parte especial do culto religioso, é por Deus exigida de todos os homens; e, para que seja aceita, deve ser feita em o nome do Filho, pelo auxílio do seu Espírito, segundo a sua vontade, e isto com inteligência, reverência, humildade, fervor, fé, amor e perseverança. Se for vocal, deve ser proferida em uma língua conhecida dos circunstantes. Filemom 4:6; 1 Timóteo 2:1; Colossenses 4:2; Salmo 65:2 e 67:3; 1 Tessalonicenses 5:17-18; João 14:13-14; 1 Pedro 2:5; Romanos 8:26; Efésios 6:8; João 5:14; Salmo 47:7; Hebreus 12:28; Gênesis 18:27; Tiago 5:16; Efésios 6:18; 1 Coríntios 14:14.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, favor consultar a revista da escola dominical, página 8 lição 3.

Capítulo 1
A Divina Eleição e Reprovação

13. A consciência e a certeza desta eleição fornecem diariamente aos filhos de Deus maior motivo para se humilhar perante Deus, para adorar a profundidade de sua misericórdia, para se purificar, e para amar ardentemente Aquele que primeiro tanto os amou. Contudo absolutamente não é verdade que esta doutrina da eleição e a reflexão na mesma os façam relaxar na observação dos mandamentos de Deus ou rendam segurança falsa. No justo julgamento de Deus isto ocorre frequentemente àqueles que se vangloriam levianamente da graça da eleição, ou facilmente falam acerca disto, mas recusam andar nos caminhos dos eleitos.

14. A doutrina da divina eleição, segundo o mui sábio conselho de Deus, foi pregada pelos profetas, por Cristo mesmo, e pelos apóstolos, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, e depois escrita e nos entregue nas Escrituras Sagradas. Por isso, também hoje esta doutrina deve ser ensinada no seu devido tempo e lugar na Igreja de Deus, para qual ela foi particularmente destinada. Ela deve ser ensinada com espírito de discrição, de modo reverente e santo, sem curiosa investigação dos caminhos do Altíssimo, para a glória do santo nome de Deus e consolação vivificante do seu povo.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de maio, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da Junta Diaconal.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.

• Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Turcomenistão

Localização Ásia Central
Capital Ashkhabad
Extensão territorial 488.100 km2
Idioma Turcomano
População total 5.851.466 habitantes
PIB 36.180 milhões de US$
Moeda Turkmen manat

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados