Boletim Informativo nº 20/2018

pdf logo

Versão em PDF

Domingo, 27 de maio de 2018
A Indispensabilidade da Palavra de Deus

“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparte-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Provérbios 3:7-8.

A saúde é tão fundamental que os cuidados com ela são recomendados de forma especial em outros dias, tais como: Dia Panamericano da Saúde; Dia Mundial da Saúde; Dia Nacional da Saúde; Dia da Saúde e Nutrição. Disse de forma especial porque todos os dias cuidamos dela buscando alimentação saudável, praticando exercícios e também através das indispensáveis visitas aos médicos. O texto de hoje traz duas recomendações e nos estimula a atendê-las apresentando seu duplo resultado. As recomendações são: temer ao Senhor e apartar-se do mal. Os resultados seriam saúde para o corpo e refrigério para os ossos, ou seja, saúde e vigor para enfrentar a vida. Na Vulgata Latina, em lugar de “refrigério para os nossos” lemos: “regadura dos teus ossos”. E a Almeida Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, traduziu as presentes palavras nos seguintes termos: “e medula para os teus ossos”. Uma emissora de televisão essa semana mostrou plantações nos desertos de Israel, nos fazendo ver que a “regadura” é responsável pela eficiência na produção de alimentos. Quanto à medula, obtive junto ao REDOME a informação de que  a medula, ou “tutano” nos arraiáis populares, “desempenha papel fundamental no desenvolvimentos das células sanguíneas” pois os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, são produzidos lá. Sendo assim, a medula é composta pelos “agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo”. Vendo tudo isso à luz do texto, entendemos os infinitos benefícios do temor a Deus, que segundo texto resultará em “saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos”. E temor a Deus, só se aprende e adquire pela Palavra de Deus. É assim que chego ao entendimento da indispensabilidade da Palavra, pois além dessas duas virtudes, as Escrituras também são: expediente para preservação da pureza de vida (Salmo 119:9); proteção contra o pecado (Salmo 119:11); vivificadora nos momentos de angústia (Salmo 119:50); potente iluminadora para os caminhos da vida (Salmo 119:105); traz paz ao coração e guarda de tropeços (Salmo 119:165). Isso para citar apenas alguns versículos do Salmo 119, pois se fôssemos buscar outras referências, não teríamos espaço suficiente aqui. Mas só pelo fato de apresentar o temor a Deus como “saúde para o corpo e refrigério” (regadura ou medula), “para os teus ossos”, ela já seria indispensável, pois sem o temor a Deus, não pode haver legítima saúde para o corpo, e temor a Deus, é virtude exclusiva para aqueles que se relacionam de forma correta com as Escrituras Sagradas. Assim, vejo o caráter  alicerçador da Palavra de Deus para todas as áreas da vida, tanto no que se refere a boa saúde do corpo, como principalmente, para a boa saúde espiritual. Deixe a Bíblia alicerçar sua vida e esse alicerce resultará em temor a Deus; tenha a Bíblia como fundamental em seu viver e isso se transformará em qualidade de vida.   Ame as Escrituras e viva com saúde! Com amor,

Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: diácono Samuel

1. Chamada à adoração – pastor.

2. Hinos 42 e 49 – litúrgico.

3. Salmo 25:12-15 – uníssono.

4. Oração.

5. Pastorais – visitantes e avisos.

6. Dízimos e ofertas - ino 32.

7. 2 Coríntios 9:7-8.

8. Oração.

9. Oração de intercessão – pastor.

10. Louvor – Banda Ônix.

11. Mensagem – pastor.

12. Hino à escolha do pastor.

13. Oração final e bênção.

Catecismo Maior de Westminster

136. Quais são os pecados proibidos no sexto mandamento?

Resposta Os pecados proibidos no sexto mandamento são: o tirar a nossa vida ou a de outrem, exceto no caso de justiça pública, guerra legítima, ou defesa necessária; a negligência ou retirada dos meios lícitos ou necessários para a preservação da vida; a ira pecaminosa, o ódio, a inveja, o desejo de vingança; todas as paixões excessivas e cuidados demasiados; o uso imoderado de comida, bebida, trabalho e recreios; as palavras provocadoras, a opressão, a contenda, os espancamentos, os ferimentos e tudo o que tende à destruição da vida de alguém. Atos 16:28; Gênesis 9:6; Números 35:31,33; Hebreus 11:32-34; Êxodo 22:2; Mateus 25:42,43; Mateus 5:22; 1 João 3:15; Provérbios 14:30; Romanos 12:19; Tiago 4:1; Mateus 6:31,34; Lucas 21:34; Êxodo 20:9,10; 1 Pedro 4:3,4; Provérbios 15:1; Provérbios 12:18; Isaías 3:15; Números 35:16; Provérbios 28:17.

137. Qual é o sétimo mandamento?

Resposta O sétimo mandamento é: “Não adulterarás.” Êxodo 20:14.

138. Quais são os deveres exigidos no sétimo mandamento?

Resposta Os deveres exigidos no sétimo mandamento são: castidade no corpo, mente, afeições, palavras e comportamento; e a preservação dela em nós mesmos e nos outros; a vigilância sobre os olhos e todos os sentidos, a temperança, a conservação da sociedade de pessoas castas, a modéstia no vestuário, o casamento daqueles que não têm o dom da continência, o amor conjugal e a coabitação, o trabalho diligente em nossas vocações, o evitar todas as ocasiões de impurezas e resistir às suas tentações. 1 Tessalonicenses 4:4,5; Efésios 4:29; Colossenses 4;6; 1 Pedro 3:2, 1 Coríntios 7:2; Mateus 5:28; Provérbios 23:31,33; Jeremias 5:7; Provérbios 2:16,20; 1 Coríntios 5:9; 1 Timóteo 2:9; 1 Coríntios 7:9; Provérbios 5:18,19; 1 Pedro 3:7; 1 Coríntios 7:5; 1 Timóteo 5:13,14; Provérbios 31:27; Provérbios 5:8.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• No próximo domingo, dia 3 de junho, plenária da SAF (salão da igreja às 17h).

Vestibular no Mackenzie Brasília

Confessionalidade, tradição e qualidade na educação. Cursos superiores, a distância, de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, e cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Para maiores informações acesse o portal www.mackenzie.br, ou pelos telefones 3521 9301 e 3521 9325. Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie. Em breve também cursos presencias da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília! Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie.

Homenagem da SAF

Dia 12 de maio é o dia mundial do enfermeiro e dia 13 é o dia do vigilante. A SAF parabeniza os profissionais da nossa igreja. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.” 2 Timóteo 2:6.

País de Oração: Omã

Localização Oriente Médio
Capital Mascate
Extensão territorial 309.500 km2
Idioma Árabe
População total 4.490.541 habitantes
PIB 69.832 milhões de US$
Moeda Rial omanense

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados