Boletim Informativo nº 20/2019

pdf logo

26 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
O Glaucoma Espiritual
“Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”
2 Coríntios 4:3-4

Segundo os dicionários, glaucoma é a “doença causada pelo aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótica e, como consequência, comprometimento visual”. É uma doença que, se não for tratada corretamente, leva à cegueira. E a cegueira espiritual, quais são as suas causas? A causa primária é a ação do “deus deste século”, que não deixa o incrédulo ver a luz que brilha neste mundo. O deus deste mundo não permite que os incrédulos vejam, por exemplo, o grande brilho da mensagem do Evangelho que diz: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mateus 4:16). O “deus deste século” tira essa palavra semeada nos corações dos pecadores, impedindo-os de ver a luz que brilha. Para provocar a pressão no olho espiritual do pecador, o deus deste mundo usa os seguintes instrumentos: “Os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas.” (Mateus 13:22). “Os cuidados do mundo” – os cuidados ou as preocupações do mundo sufocam a Palavra implantada no coração do pecador, impedindo sua atenção a ela, que nos diz: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam.” (Filipenses 4:6). As muitas competições do mundo e a permanente necessidade de entretenimento deixam muitas pessoas tão ocupadas que não lhes sobra tempo para as leituras devocionais da Bíblia e nem tão pouco para orarem. É assim que os cuidados do mundo impedem que o pecador tenha paz com Deus e a paz de Deus, pois impedem o crescimento na graça. Tais preocupações, além de consumir o vigor espiritual, distraem o pecador impedindo seu crescimento na graça. “A fascinação das riquezas” – a fascinação, ou ilusão, das riquezas sufoca a mensagem da Palavra. É muito difícil para os que se deixam atrair pelos fascínios ou ilusões das riquezas entrarem no céu, pois a confiança nos bens materiais sufoca a Palavra. Mas o problema não está nas riquezas em si, mas nas ilusões delas. Em sua Palavra Deus nos adverte: “Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia. Porque as riquezas não duram para sempre.” (Provérbios 23:4-5, NTLH e 27:24 ARA). Não permita que os cuidados ou preocupações deste mundo, nem o fascínio ou ilusões das riquezas, exerçam pressão sobre sua vida, a tal ponto de cegar o seu entendimento e impedir a aceitação da Palavra, pois o glaucoma espiritual pode ser, e na maioria dos casos é, uma grande e irreversível tragédia. Que seja sua constantemente a oração do salmista: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Salmo 119:18). Meu querido leitor e estimadíssima leitora: que Deus lhe dê a graça de ouvir, praticar e perseverar na Palavra Dele. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino – a definir.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração de contrição

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXI
Do Culto Religioso e do Domingo

VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão. Êxodo 20:8-11; Gênesis 2:3; 1 Coríntios 16:1-2; Atos 20:7; Apocalipse 1:10; Mateus 5:17-18.

VIII. Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia. Êxodo 16:23-26,29:30 e 31:15-16; Isaías 58:13.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, favor consultar a revista da escola dominical, página 8 lição 3.

Capítulo 1
A Divina Eleição e Reprovação

16. Há pessoas que não sentem fortemente a fé viva em Cristo, nem confiança firme no coração, nem boa consciência, nem zelo pela obediência filial e pela glorificação de Deus por meio de Cristo. Apesar disso elas usam os meios pelos quais Deus prometeu operar tais coisas em nós. Elas não devem se desanimar quando a reprovação for mencionada nem contar a si mesmos entre os reprovados. Pelo contrário, devem continuar diligentemente no uso destes meios, desejando ferventemente dias de graça mais abundante e esperando-os com reverência e humildade. Não devem se assustar de maneira nenhuma com a doutrina da reprovação os que desejam seriamente se converter a Deus, agradar só a Ele e serem libertos do corpo de morte, mas ainda não podem chegar no ponto que gostariam no caminho da piedade e da fé. O Deus misericordioso prometeu não apagar a torcida que fumega, nem esmagar a cana quebrada. Mas esta doutrina é certamente assustadora para os que não contam com Deus e o Salvador Jesus Cristo e se entregaram completamente às preocupações do mundo e aos desejos da carne, enquanto não se converterem seriamente a Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de maio, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade do Conselho.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.

• Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

• No próximo sábado, 1º de junho, plenária da SAF às 16h.

País de Oração: Tuvalu

Localização Polinésia
Capital Funafuti
Extensão territorial 26 km2
Idioma Inglês e tuvaluano
População total 11.287 habitantes
PIB 37 milhões de US$
Moeda Dólar de Tuvalu e australiano

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados