Boletim Informativo nº 21/2018

pdf logo

Versão em PDF

Domingo, 3 de junho de 2018
A Bíblia e a Família

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:6-9

Na NTLH lemos o presente texto nas seguintes palavras: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões”. E o processo não era interrompido nem mesmo durante as viagens, como aparece nos textos, “andando pelo caminho”, ou “em casa e fora de casa”. Encontramos um grande exemplo de acatamento dessas regras em Joquebede, mãe de Moisés. “E que mãe! Gravou nele tão perfeitamente, em sua meninice, as tradições do seu povo, que todo o fascínio do palácio pagão nunca erradicou aquelas primeiras impressões. Recebeu ele a mais fina educação que o Egito podia proporcionar, mas que não pôde virar-lhe a cabeça, nem fazê-lo perder a fé simples recebida na infância.” (Manual Bílico, por Henry H. Halley, página 116). A recomendação do texto se deve a escassez de livros na época, assim, os pais ensinavam a Palavra de Deus aos filhos através de incansáveis repetições, como está claro no texto, “em casa e fora de casa”, quando se deitavam e quando se levantavam, escreviam em lugares estratégicos de suas residências, e ainda amarravam partes dela na testa e nos braços. A finalidade era imprimir a Palavra de tal maneira na mente dos filhos, que se tornasse parte de sua natureza. A falta de observância de tais admoestações na presente época, tem trazido grande prejuízo às nossas crianças e jovens. O fascínio do palácio egípcio não foi capaz de arrancar da mente de Moisés as palavras nela implantadas. Hoje, a nossa juventude, em sua grande maioria, não resiste nem mesmo ao venenoso, e muitas vezes fatal fascínio das drogas! O mês de maio, conhecido como mês do lar, já passou, mas cumpre-nos redescobrir o valor e utilidade das Escrituras, pois disso depende a felicidade de nossas crianças, adolescentes e jovens. Oh! Bendito Consolador! Ajuda-nos! Conceda-nos essa graça! Meus queridíssimos leitores e leitoras, para que nossos filhos tenham oportunidade de ler a Palavra de Deus, é indispensável que ela esteja escrita em nossos corações, e como oravam nossos antepassados, “escritas com letras de fogo que nunca se apaga!” É necessário que a Palavra de Deus guie nossas mentes, corações, pés, enfim, guie todo o nosso ser. Você pai, você mãe, deve amar, obedecer e ensinar essa Palavra. Em seu lar, a Palavra de Deus deve ser honrada, pois a presença dela em sua casa será um sinal inconfundível de que o seu lar pertence a Deus e que você deseja viver para agradá-Lo, servindo e honrando ao bendito Filho. Que o Espírito Santo nos ajude! Com amor,

Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Roberto

I Prelúdio

1. Salmo 134.

2. Oração.

3. Hino 14.

4. Salmo 15.

5. Hino 17.

II Pastorais

1. Saudações aos visitantes.

2. Avisos.

3. Dízimos / ofertas. Hino 63 – “As Muitas Bênçãos”.

4. Oração (intercessão e consagração) – pastor.

III Adoração

1. Banda Ônix.

2. Oração.

IV Edificação

1. Leitura do texto.

2. Oração preparatória.

3. Mensagem.

V Comunhão

1. Salmo 23 – litúrgico.

2. Santa Ceia.

VI Poslúdio

1. Oração.

2. Bênção.

3. Hino 400.

Catecismo Maior de Westminster

139. Quais são os pecados proibidos no sétimo mandamento?

Resposta Os pecados proibidos no sétimo mandamento, além da negligência dos deveres exigidos, são: adultério, fornicação, rapto, incesto, sodomia e todas as concupiscências desnaturais, todas as imaginações, pensamentos, propósitos e afetos impuros; todas as comunicações corruptas ou torpes, ou o ouvir as mesmas; os olhares lascivos, o comportamento imprudente ou leviano; o vestuário imoderado, a proibição de casamentos lícitos e a permissão de casamentos ilícitos; o permitir, tolerar ou ter bordéis e a frequentação deles, os votos embaraçadores de celibato; a demora indevida de casamento; o ter mais que uma mulher ou mais que um marido ao mesmo tempo; o divórcio ou o abandono injusto; a ociosidade, a glutonaria, a bebedice, a sociedade impura; cânticos, livros, gravuras, danças, espetáculos lascivos e todas as demais provocações à impureza, ou atos de impureza, quer em nós mesmos, quer nos outros. Provérbios 5:7; Provérbios 4:23,27; Hebreus 13:4; Gálatas 5:19; 2 Samuel 13:14; Marcos 6:18; 1 Coríntios 5:1,13; Romanos 1:26,27; Levítico 20:15,16; Mateus 15:19; Efésios 5:3,4; Provérbios 7:5,21; Isaías 3:16; 2 Pedro 2:14; Provérbios 7:10,13,14; 1 Timóteo 4:3; 2 Reis 23:7; Levítico 19:29; Jeremias 5:7; Mateus 19:10-12; 1 Timóteo 5:14,15; Mateus 19:5; Mateus 5:32; 1 Coríntios 7:12,13; Ezequiel 16:49; Efésios 5:11; Romanos 13:13; Romanos 13:14.

140. Qual é o oitavo mandamento?

Resposta O oitavo mandamento é: “Não furtarás.” Êxodo 20:15.

141. Quais são os deveres exigidos no oitavo mandamento?

Resposta Os deveres exigidos no oitavo mandamento são: a verdade, a fidelidade e a justiça nos contratos e no comércio entre os homens, dando a cada um o que lhe é devido; a restituição de bens ilicitamente tirados de seus legítimos donos; a doação e a concessão de empréstimos, livremente, conforme as nossas forças e as necessidades de outrem; a moderação de nossos juízos, vontades e afetos, em relação às riquezas deste mundo; o cuidado e empenho providentes em adquirir, guardar, usar e distribuir aquelas coisas que são necessárias e convenientes para o sustento de nossa natureza, e que condizem com a nossa condição; o meio lícito de vida e a diligência no mesmo; a frugalidade; o impedimento de demandas forenses desnecessárias e fianças, ou outros compromissos semelhantes; e o esforço por todos os modos justos e lícitos para adquirir, preservar e adiantar a riqueza e o estado exterior, tanto de outros como o nosso próprio. Salmo 15:2,4; Romanos 13:7; Levítico 6:4,5; Deuteronômio 15:7,8,10; 1 Timóteo 6:8,9; 1 Timóteo 5:8; Provérbios 27:23,24; 1 Timóteo 6:17,18; Efésios 4:28; Romanos 12:5-8; Provérbios 10:4; Romanos 12:11; Provérbios 12:27; Provérbios 21:20; 1 Coríntios 6:7; Provérbios 11:15; Levítico 25:25.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Hoje, dia 3 de junho, plenária da SAF (salão da igreja às 17h).

Vestibular no Mackenzie Brasília

Confessionalidade, tradição e qualidade na educação. Cursos superiores, a distância, de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, e cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Para maiores informações acesse o portal www.mackenzie.br, ou pelos telefones 3521 9301 e 3521 9325. Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie. Em breve também cursos presencias da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília! Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie.

Homenagem da SAF

Dia 12 de maio é o dia mundial do enfermeiro e dia 13 é o dia do vigilante. A SAF parabeniza os profissionais da nossa igreja. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.” 2 Timóteo 2:6.

País de Oração: Países Baixos (Holanda)

Localização Oeste da Europa
Capital Amsterdã
Extensão territorial 41.540 km2
Idioma Holandês
População total 16.924.929 habitantes
PIB 750.318 milhões de US$
Moeda Euro

Holanda
Holanda

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados