Boletim Informativo nº 23/2018

pdf logo

Versão em PDF

Atletas da Fé

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” 1 Coríntios 9:25

As dezenas de atletas que estão na Rússia, estão em busca do título máximo do futebol mundial. Apesar de ser o título máximo, trata-se de uma coroa que faz parte da transitoriedade das glórias deste mundo. O nosso texto, se referindo aos atletas das diversas modalidades que existem, diz que estes estão em busca de uma coroa de curta duração. Mas apesar da corruptibilidade da coroa, por causa dela os atletas suportam duros treinos. Isso nos mostra que como atletas da fé, deveríamos demonstrar muito maior disposição e resistência, pois a coroa que buscamos é a coroa da vida, é a coroa que não se corrompe, que jamais perderá o seu brilho. E as Escrituras advertem e recomendam: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11). O “venho sem demora” nos faz pensar na brevidade dos nossos dias. Parece que foi no mês passado que o Brasil amargou o 7 X 1 imposto pela implacável seleção alemã. No entanto, já se passaram quatro anos! E o Rei diz: “Venho sem demora” se referindo ao caráter iminente do seu retorno; ou conforme Ele mesmo disse em outro contexto: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, a hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.” (Mateus 24:44). Voltando a Apocalipse 3:11, no que consiste esse “conserva o que tens”? Em todas as competições existem normas, ou regras que devem ser observadas: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” A carreira cristã também tem suas normas, que aliás são regras de ouro que dizem respeito aos aspectos morais da santa Lei de Deus. Isso nos leva a considerar mais uma vez “o valor e utilidade das Escrituras”, ou seja; os atletas da fé devem, em qualquer circunstâncias, ter atitudes que os identificam como cristãos genuínos ou como autênticos discípulos de Cristo. Para isso se faz necessário comprender as Escrituras, assimilá-las, para viverem de acordo com as instruções contidas nelas, pois fora do regulamento não haverá prêmio, por mais que aos nossos olhos o desempenho do atleta pareça brilhante. A carreira cristã exige de todos os atletas uma severa autodisciplina, ou “domínio próprio”, como uma das características do “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22). Em Hebreus 12:1-2 encontramos a regra definida em palavras de fácil assimilação: “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposto, olhando firmente para o Autor e Consumador da fé.” Como você pode observar, a regra está definida de forma bem clara para nós: deixemos de lado tudo que nos atrapalharia nesta gloriosa marcha, que tomemos todo cuidado com o pecado que deseja nos agarrar com firmeza, que continuemos a correr sem dar lugar ao desânimo e manter o nosso olhar fixo em Jesus. Os atletas da fé não estão debaixo da Lei como meio de salvação, pois não existe comportamento humano que nos aprovaria ou recomendaria perante Deus, mas estamos debaixo dela como guia para o nosso caminhar (Salmo 119:105). Combatendo o bom combate você certamente receberá o mais desejável de todos os prêmios,  isto é, “a coroa da justiça” (2 Timóteo 4:7-8). Com amor,

Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Gilberto

I Prelúdio

1. 1 Crônicas 29:11.

2. Oração.

3. Hino 163 – A Voz de Deus.

4. Salmo 27.

5. Hino 222 – Mais Perto da Cruz.

II Contrição

1. Salmo 51:1-5.

2. 116 – União com Deus.

3. Oração silenciosa (confissão).

4. Oração audível.

III Pastorais

1. Saudaçãos aos visitantes.

2. Avisos.

3. Oração (intercessão e consagração) – pastor.

4. Dízimos e ofertas, hino 6 – Louvor a Deus.

IV Adoração

1. Banda Ônix.

2. Oração.

V Edificação

1. Leitura do texto.

2. Oração preparatória.

3. Mensagem.

VI Poslúdio

1. Oração.

2. Bênção.

3. Amém Tríplice.

Catecismo Maior de Westminster

145. Quais são os pecados proibidos no nono mandamento?

Resposta Os pecados proibidos no nono mandamento são: tudo quando prejudica a verdade e a boa reputação de nosso próximo, bem assim a nossa, especialmente em julgamento público, o testemunho falso, subornar testemunhas falsas; aparecer e pleitear cientemente a favor de uma causa má; resistir e calcar à força a verdade, dar sentença injusta, chamar o mau, bom e o bom, mau; recompensar os maus segundo a obra dos justos e os justos segundo a obra dos maus; falsificar firmas, suprir a verdade e silenciar indevidamente em uma causa justa; manter-nos tranquilos quando a iniquidade reclama a repreensão de nossa parte, ou denunciar outrem, falar a verdade inoportunamente, ou com malícia, para um fim errôneo; pervertê-la em sentido falso, ou proferí-la duvidosa e equivocadamente, para prejuízo da verdade ou da justiça; falar inverdades; mentir, caluniar, maldizer, depreciar, tagarelar, cochichar, escarnecer, vilipendiar, censurar temerária e asperamente ou com parcialidade, interpretar de maneira má as intenções, palavras e atos de outrem, adular e vangloriar, elogiar ou depreciar demasiadamente a nós mesmos ou a outros, em pensamentos ou palavras; negar os dons e as graças de Deus; agravar as faltas menores; encobrir, desculpar e atenuar os pecados quando chamados a uma confissão franca; descobrir desnecessariamente as fraquezas de outrem e levantar boatos falsos; receber e acreditar em rumores maus e tapar os ouvidos a uma defesa justa; suspeitar mau; invejar ou sentir tristeza pelo crédito merecido de alguém; esforçar-se ou desejar o prejuízo de alguém; regozijar-se na desgraça ou na infâmia de alguém; a inveja ou tristeza pelo crédito merecido de outros; prejudicar; o desprezo escarnecedor; a admiração excessiva de outrem; a quebra de promessas legítimas; a negligência daquelas coisas que são de boa fama; praticar ou não evitar aquelas coisas que trazem má fama, ou não impedir, em outras pessoas, tais coisas, até onde pudermos. Lucas 3:14; Levítico 19:15; Provérbios 19:5; Atos 6:13; Jeremias 9:3; Provérbios 17:15; Isaías 5:23; 1 Reiss 21:8; Levítico 5:1; Levítico 19:17; Isaías 59:4; Provérbios 29:11; 1 Samuel 22:9,10; Salmo 56:5; Gênesis 3:5; Isaías 59:13; Colossenses 3:9; Salmo 50:20; Salmo 15:3; Tiago 4:11; Levítico 19:16; Romanos 1:29; Isaías 28:22; 1 Coríntios 6:10; Mateus 7:1; Tiago 2:13; João 7:24; Romanos 3:8; Salmo 12:2,3; 2 Timóteo 3:2; Lucas 18:11; Isaías 29:20,21; Gênesis 3:12,13; Provérbios 25:9; Êxodo 23:1; Jeremias 20:10; Atos 7:57; 1 Coríntios 13:4,5; Mateus 21:15; Daniel 6:3,4; Jeremias 48:27; Mateus 27:28; 1 Coríntios 3:21; Romanos 1:31; 2 Samuel 12:14; Filipenses 3:18,19.

146. Qual é o décimo mandamento?

Repsostav  décimo mandamento é: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.” Êxodo 20:17.

147. Quais são os deveres exigidos no décimo mandamento?

Resposta Os deveres exigidos no décimo mandamento são: um pleno contentamento com a nossa condição e uma disposição caridosa da alma para com o nosso próximo, de modo que todos os nossos desejos e afetos relativos a ele se inclinem para todo o seu bem e promovam o mesmo. Hebreus 13:5; Romanos 12:15; Filipenses 2:4, 1 Timóteo 1:5.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

País de Oração: Panamá

Localização América Central
Capital Cidade do Panamá
Extensão territorial 75.420 km2
Idioma Espanhol
População total 3.929.141 habitantes
PIB 52.132 milhões de US$
Moeda Balboa

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados