Boletim Informativo nº 24/2018

pdf logo

Versão em PDF

Domingo, 24 de junho de 2018
“Aquele que vem virá”

“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.”

Hebreus 10:37

Uma das mais solenes promessas que o Senhor Jesus Cristo faz aos seus discípulos de todas as épocas diz respeito à sua Segunda Vinda a este mundo. E no glorioso dia de sua volta, a nossa redenção será consumada. No resgate e traslado do povo hebreu do Egito para Canaã, vemos a redenção exemplificada. E Josué, o líder que conduziu o povo à terra prometida, quase no final dessa emocionante história de redenção testemunhou e registrou: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.” (Josué 21:45). E quando a verdadeira redenção se consumar, todos os remidos do Senhor constatarão a fidelidade dAquele que disse que viria, pois O verão “vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” (Mateus 24:30). Além de ver a sua glória, ouvirão também “grande clangor de trombeta”, e “grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Mateus 24:31 e Apocalipse 11:15). Neste dia de glória, as autoridades que tem governado este mundo de forma tão iníqua, ouvirão o Rei dizendo: “Até agora, vocês governaram do jeito que eu permiti; mas de agora em diante, o poder para governar está literalmente em minhas mãos, agora, será do jeito que EU quero”. Aí então os remidos do Senhor Jesus conhecerão, segundo a promessa dEle, os “novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13). Ainda nesse dia glorioso, conheceremos a paz que tanto ansiamos, pois paz é efeito da justiça (Isaías 32:17). Então se cumprirá outra, das inumeráveis promessas do nosso Redentor: “O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranquilos.” (Isaías 32:18). Para concluir essa reflexão, vamos à seguinte pergunta: de que maneira devem viver, aqueles que amam e aguardam a Segunda Vinda de Cristo? Em Tiago 5:8 encontramos duas orientações neste sentido. “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima”. Tiago diz que devemos ser pacientes e conservar forte e firme o nosso coração. Na gloriosa doutrina da Segunda Vinda de Cristo, a paciência é a virtude que nos permite viver constantes e fiéis nas convicções morais, isto é, praticando as coisas que nos identificam como verdadeiros discípulos de Cristo, e o fortalecimento do coração significa não desanimar diante da multiplicação da iniquidade, que é um dos sinais da iminente volta do Senhor. Em resumo, o presente texto de Tiago nos mostra que como crentes devemos: esperar “confiantemente pelo Senhor” (Salmo 40:1), viver de acordo com os códigos do Reino de Deus (Mateus 5-7), ler e estudar as Escrituras todos os dias (quando eu digo todos os dias, quero dizer, chovendo ou fazendo sol, domingos, feriados; enfim, não precisa esclarecer) e crescer na graça e conhecimento do Senhor Jesus. “Aquele que vem virá e não tardará”. Com amor,

Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Luiz

I Chamada a Adoração

1. Romanos 11:33-36.

2. Hino 11 – Trindade Santíssima.

II Contrição / arrependimento.

1. Oração silenciosa.

2. Oração audível.

3. Hino 109  – O Bom Pastor.

III Pastorais

1. Oração (intercessão e consagração) – pastor.

2. Avisos.

IV Ofertório

1. Hino 116 – União com Deus.

2. Oração – gratidão e consagração das ofertas.

V Adoração

1. Salmo 100.

2. Cânticos – Ministério de Música.

3. Oração em favor das crianças.

VI Edificação

1. Leitura do texto.

2. Oração preparatória.

3. Mensagem.

VII Poslúdio

1. Oração.

2. Bênção.

3. Amém tríplice – Ministério de Música.

Desejamos a todos suma excelente semana. Não se esqueçam de orar uns pelos outros.

Catecismo Maior de Westminster

104. Quais são os deveres exigidos no primeiro mandamento?

Resposta Os deveres exigidos no primeiro mandamento são: o conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus e nosso Deus, e adorá-lo e glorificá-lo como tal; pensar e meditar nEle, lembrar-nos dEle, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo; crêr nEle, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nEle; ter zelo por Ele; invocá-lo, dando-Lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-Lhe toda a obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando Ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com Ele. 1 Crônicas 28:9; Deuteronômio 26:17; Isaías 43:10; Salmo 95:6-7; Mateus 4:10; Salmo 29:2; Mateus 3:16; Salmo 63:6; Eclesiastes 12:1; Salmo 71:19; Mateus 1:6; Isaías 45:23; Josué 24:22; Deuteronômio 6:5; Salmo 73:25; Isaías 8:13; Êxodo 14:31; Isaías 26:4; Salmo 130:7, 37:4 e 12:11; Romanos 12:11; Filipenses 4:6; Jeremias 7:23; Tiago 4:7; 1 João 3:22; Salmo 119:136; Jeremias 31:18; Miquéias 6:8.

105. Quais são os pecados proibidos no primeiro mandamento?

Resposta Os pecados proibidos no primeiro mandamento são – o ateísmo, negar ou não ter um Deus; a idolatria, ter ou adorar mais do que um Deus, ou qualquer outro juntamente com o verdadeiro Deus ou em lugar dEle; o não tê-lo e não confessá-lo como Deus, e nosso Deus; a omissão ou negligência de qualquer coisa devida a Ele, exigida neste mandamento; a ignorância, o esquecimento, as más concepções, as falsas opiniões, os pensamentos indignos e ímpios quanto a Ele; o pesquisar audaz e curioso dos seus segredos; toda a impiedade, todo o ódio de Deus, egoísmo, espírito interesseiro e toda a aplicação desordenada e imoderada do nosso entendimento, vontade ou afetos e outras coisas e o desvio destes de Deus, em tudo ou em parte; a vã credulidade, a incredulidade, a heresia, as crenças errôneas, a desconfiança, o desespero; a resistência obstinada e a insensibilidade sob os juízos de Deus; a dureza de coração; a soberba; a presunção; a segurança carnal; o tentar a Deus; o uso de meios ilícitos, a confiança nos lícitos; os deleites e gozos carnais; um zelo corrupto, cego e indiscreto; a tibieza e o amortecimento nas coisas de Deus; o alienar-nos e apostatar-nos de Deus; o orar ou prestar qualquer culto religioso a santos, anjos ou qualquer outra criatura; todos os pactos com o diabo; o consultar com ele e dar ouvidos às suas sugestões; o fazer dos homens senhores da nossa fé e consciência; o fazer pouco caso e desprezar a Deus e aos mandamentos; o resistir e entristecer o seu Espírito; o descontentamento e impaciência com as suas dispensações; acusá-lo estultamente dos males com que Ele nos aflige, e o atribuir o louvor de qualquer bem que somos, temos ou podemos fazer à fortuna, aos ídolos, a nós mesmos, ou a qualquer outra criatura. Salmo 14:1; Efésios 2:12; Jeremias 2:27-28; 1 Tessalonicenses 1:4; Salmo 81:11; Isaías 43:22-23; Jeremias 4:22; Oséias 4:1-6; Jeremias 2:32; Atos 17:23,29; Isaías 40:18; Salmo 50:21; Deuteronômio 29:29; Tito 1:16; Hebreus 12:16; Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2; Filipenses 2:21; 1 João 2:15-16 e 4:1; Hebreus 3:12; Gálatas 5:20; Atos 26:9; Salmo 78:22; Gênesis 4:13; Jeremias 5:3; Isaías 43:25; Romanos 2:5; Jeremias 13:15; Salmo 19:13; Sofonias 1:12; Mateus 4:7; Romanos 3:8; Jeremias 17:5; 2 Timóteo 3:4; Gálatas 4:17; Apocalipse 3:1 e 3:16; Ezequiel 14:5; Isaías 1:4-5; Oséias 4:12; Apocalipse 19:10; Colossenses 2:18; Romanos 1:25; Levítico 20:6; Atos 5:3; 2 Coríntios 1:24; Deuteronômio 32:15; Provérbios 13:13; Atos 7:51; Efésios 4:30; Salmo 73:2-3; Jó 1:22; Lucas 12:19; Daniel 5:23; Deuteronômio 8:17; Hebreus 1:16.

106. Que nos ensina especialmente pelas palavras “além de mim” no primeiro mandamento?

Resposta As palavras “além de mim” no primeiro mandamento ensinam-nos que Deus, que tudo vê, nota especialmente e se ofende muito, com o pecado de ter-se qualquer outro Deus, de maneira que elas sirvam de argumento para nos dissuadir desse pecado e de agravá-lo com uma provocação mui ousada; assim como para nos persuadir e fazer como diante dos olhos de Deus tudo o que fizemos no seu serviço. Salmo 44:20-21; 1 Crônicas 28:29

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12:

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

País de Oração: Papua Nova Guiné

Localização Melanésia
Capital Port Moresby
Extensão territorial 462.840 km2
Idioma Inglês, inglês dialetal e motu
População total 7.619.321 habitantes
PIB 21.315 milhões de US$
Moeda Kina

Papua Nova Guiné
Papua Nova Guiné

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados