Boletim Informativo nº 25/2018

pdf logo

Versão em PDF

Os oráculos de Deus

“Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus.”

1 Pedro 4:11

Recebi, pela quarta vez nessa semana, um vídeo em que um bispo da igreja católica romana afirma; “Aqui está o erro dos protestantes, colocar a Bíblia acima da igreja, isso é bobagem pura”. Ele diz ainda: “Se um católico disser, eu vou pegar a Bíblia para ver o que a igreja está dizendo, ele também já virou protestante, porque a Bíblia nasceu da igreja.” Quando ele diz que um católico, para continuar católico, não poderá examinar as Escrituras, está condenando um dos mais nobres exemplos de cristão que é o caso dos bereianos, que recebiam a Palavra pregada pelo apóstolo Paulo, e examinavam “as Escrituras” para conferir a mensagem que Paulo pregava. Consideremos agora a herética afirmação: “A Bíblia nasceu da igreja”. Respondo a isso citando teólogos da própria igreja católica, em seus comentários de João 5:39; eles afirmam: “As Escrituras são fonte de vida”, e fundamentam essa afirmação citando o profeta Daniel e o Salmo 119. Dizem ainda: “Jesus é o centro e o fim das Escrituras” referindo-se a textos como João 1:45, que menciona o que Moisés e os profetas escreveram a respeito do Senhor Jesus. Citam ainda João 2:22, onde está escrito que após a ressurreição do Salvador, os apóstolos creram nas Escrituras. Aqui, é do conhecimento de todos que se trata das Escrituras do Velho Testamento, pois o Novo ainda não tinha sido escrito. Nesse mesmo pensamento cito o apóstolo Paulo, que escrevendo aos coríntios diz: “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3-4). Também são as Escrituras do Velho Testamento. Portanto leitores, é impossível, totalmente impossível, sustentar a heresia que afirma que “a Bíblia nasceu da igreja”. E Paulo, ao falar da igreja como a união de judeus e gentios, diz que ela foi edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas”, sendo o Senhor Jesus Cristo, “a pedra angular”, ou “pedra fundamental” (Efésios 2:20); quer dizer, é o Senhor Jesus que define a colocação “das pedras que vivem” (1 Pedro 2:5), alinhando a edificação de sua igreja. Assim, em minhas respostas ao padre devo dizer ainda:

1.  Bíblia não foi concebida pela igreja como afirma o padre.

2.  igreja não tem mensagem extraída de lavras próprias (1 Pedro 4:11).

3.  sucesso da igreja depende de sua sujeição à Palavra escrita de Deus formada pelo Velho e Novo Testamento.

4.  tarefa principal da igreja consiste de ensinar o significado das doutrinas bíblicas.

O Senhor Jesus exorta a todos os cristãos de todas as épocas: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10). E essa fidelidade, ou perseverança até à morte, depende de três fatores relacionados às Escrituras: depende da fé nas Escrituras; do conhecimento das Escrituras; e da disposição firme de usá-las como infalível luz nas decisões práticas da vida. Cito mais duas passagens bíblicas para concluir: nos dias do Senhor Jesus aqui na terra, uma mulher, maravilhada com os seus ensinamentos, exclamou: “Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amantaram!” Jesus respondeu que bem-aventurados são não aqueles que guardam a palavra da igreja, quer seja do padre ou do pastor, mas “os que ouvem a palavra de Deus.” (Lucas 11:27-28). E na tríplice tentação do Salvador, quando o grande inimigo de Deus e de seu povo sugeriu que o divino Mestre transformasse pedras em pães, a resposta de Jesus foi: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede” não da igreja, mas “da boca de Deus.” (Mateus 4:3-4). É por isso que os protestantes afirmam: “A Bíblia, e somente a Bíblia” é a nossa religião. Ame sua Bíblia! Estude-a, pois somente ela, “a espada do Espírito”, pode nos capacitar a “apagar os dardos inflamados do Maligno” (Efésios 6:17-16). Subtrair a autoridade das Escrituras, é cometer chacina espiritual. Com amor,

Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I Chamada a adoração

1. Romanos 8:31-39.

2. Hino 132 – Vivificação.

II Contrição / arrependimento.

1. Oração silenciosa.

2. Oração audível.

3. Hino 127 – Hora Bendita.

III Pastorais

1. Oração (intercessão e consagração – pastor.

2. Avisos.

3. Posse das equipes de trabalho do Simpósio.

4. Santa Ceia.

IV Ofertório.

1. Hino 58 – Ofertas.

2. Oração (gratidão e consagração das ofertas).

V Adoração

1. Salmo 146.

2. Cânticos – Ministério de Música.

3. Oração em favor das crianças.

VI Edificação

1. Leitura do texto.

2. Oração preparatória.

3. Mensagem.

VII Poslúdio

1. Oração.

2. Bênção.

3. Amém tríplice – Ministério de Música.

Desejamos a todos suma excelente semana. Não se esqueçam de orar uns pelos outros.

Catecismo Maior de Westminster

148. Quais são os pecados proibidos no décimo mandamento?

Resposta Os pecados proibidos no décimo mandamento são: o descontentamento com o nosso estado; a inveja e a tristeza pelo bem de nosso próximo, juntamente com todos os desejos e afetos desordenados para com qualquer coisa que lhe pertença. 1 Coríntios 10:10; Gálatas 5:26; Salmo 112:9,10; Romanos 7:7; Deuteronômio 5:21; Colossenses 3:5; Romanos 13:9.

149. Será alguém capaz de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus?

Resposta Nenhum homem, por si mesmo, ou por qualquer graça que receba nesta vida, é capaz de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus; mas diariamente os viola por pensamentos, palavras e obras. Tiago 3:2; 1 Reis 8:46; Salmo 17:15; 1 João 1:8 e 2:6; Gênesis 8:21; Tiago 1:14; Salmo 19:12; Tiago 3:2,8.

150. São todas as transgressões da lei de Deus igualmente odiosas em si mesmas à vista de Deus?

Resposta Todas as transgressões da lei de Deus não são igualmente odiosas; mas alguns pecados em si mesmos, e em razão de diversas circunstâncias agravantes, são mais odiosos à vista de Deus do que outros. Hebreus 2:2,3; Esdras 9:14; Salmo 78:17,32,56.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12:

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• A igreja está se preparando para o simpósio. Solicitamos a participação de todos nas orações e composição das equipes de trabalho. No culto de hoje à noite daremos posse aos líderes que são:

1. Intercessão: presbítero Dênis.

2. Secretaria: Tiago Bambam.

3. Acompanhantes: presbítero denir.

4. Louvor: presbítero orge.

5. Recepção.

6. Crianças: presbítero an.

7. Cozinha: Andrea.

• Na próxima quarta-feira, dia 4, reunião do Conselho. Às 20h.

País de Oração: Paquistão

Localização Sul da Ásia
Capital Islamabad
Extensão territorial 796.100 km2
Idioma Urdu
População total 188.924.874 habitantes
PIB 266.458 milhões de US$
Moeda Rúpia paquistanesa

Paquistão
Paquistão

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados