Boletim Informativo nº 25/2019

pdf logo

As Finanças no Lar
“Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos. É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais.”
Eclesiastes 6:7a e 9b, NTLH

Administrar as finanças no lar é tarefa que exige sabedoria, sensibilidade, esforço e dedicação. Trata-se de uma atividade multifuncional que visa a viabilização de projetos e encontro de soluções para problemas que surgem. Administrar as finanças no lar significa muitas vezes enfrentar problemas decisivos, de grande importância e inevitáveis na família, e as decisões interferem profundamente na vida de todos os membros do lar. O objetivo principal é o bem-estar de todos. Um grande inimigo das finanças no lar tem sido o consumismo que corrói e desintegra os projetos. Cuidado com ele. Como diz o texto, “é muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais”. Por não exercerem o devido cuidado com as finanças no lar, muitos crentes infelizmente tem envergonhado o nome de Cristo e causado escândalos na igreja. Um crente com nome sujo na praça significa grandes prejuízos ao testemunho de Cristo. A satisfação das nossas necessidades primárias exige verdadeira ginástica de quem cuida das finanças no lar. É preciso tomar muito cuidado com as várias e ilusórias promessas de lucro fácil, pois na maioria das vezes não passam de armadilhas. Aprenda a planejar as finanças no lar, elaborando um cuidadoso orçamento doméstico e aprendendo também a viver dentro de suas previsões orçamentárias. As finanças no lar não podem ser deixadas por conta do acaso, e nem podem ser levadas na base do improviso. O bem-estar da família depende de um bom planejamento financeiro. Todos os componentes da família podem e devem se envolver na arte de economizar água, luz e telefone, por exemplo. Cuidado com o cartão de crédito e cheque especial, pois se tornam verdadeiras cadeias para os endividados. E lembre-se sempre, o ato de comprar não possui poder terapêutico contra a ansiedade ou ociosidade. Olho vivo com o mercado que está sempre super abastecido de artimanhas que induzem o consumo. Por maior que seja a oferta, se você não precisa, ou não dispõe do recurso necessário para comprar o produto anunciado na “promoção”, fuja dele! O mercado diz: “ter é poder”, mas as santas doutrinas do evangelho ensinam que mais importante não é ter, mas ser. Não deixe a vida na terra sobrepujar os valores do Reino de Deus. Administrar as finanças no lar é extremamente difícil, mas é uma necessidade urgente. Em todos os lugares e circunstâncias respeite as prioridades que a vida exige, buscando em primeiro lugar o reino de Deus, sabendo que das demais coisas Ele cuidará (Mateus 6:33). Com amor,
Reverendo José Loures

(Elaborada com base nos Estudos Bíblicos Didaquê, 48, páginas 28-30)

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino – a definir.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino – a definir.
  • 2. Oração de contrição

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXIV
Do Matrimônio e do Divórcio

I. O casamento deve ser entre um homem e uma mulher; ao homem não é lícito ter mais de urna mulher, nem à mulher mais de um marido, ao mesmo tempo. Gênesis 2:24; Mateus 19:4-6; Romanos 7:3.

II. O matrimônio foi ordenado para o mútuo auxílio de marido e mulher, para a propagação da raça humana por uma sucessão legítima e da Igreja por uma semente santa, e para impedir a impureza. Gênesis 2:18 e 9:1; Malaquias 2:15; 1 Coríntios 7:2,9.

III. A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar; mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar-se com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem devem os piedosos prender-se desigualmente pelo jugo do casamento aos que são notoriamente ímpios em suas vidas ou que mantém heresias perniciosas. Hebreus 13:4; 1 Timóteo 4:3; Gênesis 24:57-58; 1 Coríntios 7:39; 2 Coríntios 6:14.

IV. Não devem casar-se as pessoas entre as quais existem os graus de consanguinidade ou afinidade proibidos na palavra de Deus, tais casamentos incestuosos jamais poderão tornar-se lícitos pelas leis humanas ou consentimento das partes, de modo a poderem coabitar como marido e mulher. 1 Coríntios 5:1; Marcos 6:18; Levítico 18:24,28.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulo 2
A Morte de Cristo e a Redenção do Homem por Meio Dela

6. Muitos que têm sido chamados pelo Evangelho não se arrependem nem crêem em Cristo, mas perecem na incredulidade. Isto não acontece por causa de algum defeito ou insuficiência no sacrifício de Cristo na cruz, mas por causa de sua própria culpa.

7. Mas aqueles que verdadeiramente crêem e, pela morte de Cristo, são libertos e salvos dos seus pecados e perdição, recebem tal benefício apenas por causa da graça de Deus, que lhes é dada, em Cristo, desde a eternidade. Deus não deve a ninguém tal graça.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de julho, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade da Superintendência da Escola Dominical.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Dias 7 a 9 de junho, passeio a Caldas Novas. Hotel Thermas. Preço com transporte: R$ 420,00; sem transporte: R$ 370,00. Fale com o reverendo Geomário.

• Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Vanuatu

Localização Melanésia
Capital Porto-Vila
Extensão territorial 12.189 km2
Idioma Bislama, francês e inglês
População total 282.117 habitantes
PIB 838 milhões de US$
Moeda Vatu

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados