Boletim Informativo nº 29/2018

pdf logo

O Pão Nosso de Cada Dia
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.”
Mateus 6:11

A pergunta 104 do Breve Catecismo é: “Pelo que oramos na quarta petição?” Resposta: “Na quarta petição, que é: ‘O pão nosso de cada dia dá-nos hoje’, pedimos que da livre dádiva de Deus recebamos uma porção suficiente das coisas boas desta vida, e gozemos com elas de suas bênçãos.” Vejo nas “coisas boas desta vida”, o envolvimento das necessidades básicas do ser humano: o pão, vestuário, abrigo, água, meio de transporte adequado e médicos. Portanto ao orarmos pedindo “o pão nosso”, não estamos pedindo apenas alimento, mas sim, a satisfação para todas as necessidades do nosso corpo. Durante a semana que passou, fiquei bastante chocado com uma reportagem que mostrou pessoas passando por lamentável experiência de humilhação no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no Recanto das Emas. Apesar da baixa temperatura, muitas pessoas passaram frias madrugadas, havia até mães com criança de colo, em filas esperando para receber uma senha que lhes daria direito a uma cesta básica. Pensei três coisas a respeito: primeira, submeter as pessoas a tais situações é uma prova de que as nossas autoridades transbordam iniquidade por todos os poros. Segunda, aquela experiência humilhante é um preço muito alto que se paga por uma cesta básica. A terceira diz respeito à quarta petição do Pai Nosso, que nos ensina, e devemos reconhecer e admitir, que dependemos inteiramente de Deus para suprir as nossas necessidades diárias. Mas o ser humano caído, tem a tendência de confiar mais nos homens do que no supremo e bondoso Criador. Minha convicção é que se as pessoas reconhecessem tal dependência, se humilhassem diante de Deus em constantes súplicas à Ele, não passariam por tão vexatórias experiências, perdendo preciosas horas de sono e enfrentando temperaturas baixas que podem até compromete a saúde. As pessoas poderiam até ser beneficiárias dos programas sociais, mas sem a humilhação que a TV mostrou. Encerro essa reflexão falando de nossa dependência absoluta de Deus, citando o Salmo 104, onde o autor sagrado menciona toda a criação, o salmista menciona a provisão de águas, do crescimento da relva para o sustento dos animais, das plantas, para mencionar que da terra o homem tira o seu pão; fala sobre as aves, sobre os mamíferos, etc. Ao falar sobre o Rei dos animais o faz de forma poética e figurada dizendo: “Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento.” (versículo 21). No versículo 23, fala do homem em seu trabalho que envolve a totalidade do dia, fala também a respeito da inumerabilidade dos seres marinhos, para em seguida afirmar a respeito da todos: “Todos esperam de ti (de Deus) que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.” (versículos 27-29). Precisamos confiar mais em Deus e fazer súplicas constantes a Ele, pois a Bíblia diz que “separado dEle, ninguém pode comer nem ter alegria.” (Eclesiastes 2:25). Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Roberto.

I Prelúdio

  1. Salmo 84:1-4.
  2. Hino 3 – “A igreja em adoração”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e ofertas

  1. Hino 62 – “Hino de Gratidão”.
  2. Oração de gratidão.

IV Consagração

  1. Salmo 91:1-2.
  2. Oração silenciosa (confissão).
  3. Oração audível.
  4. Hino 21 – “Deus de Abraão”.

V Adoração

  1. Banda Ônix.
  2. Oração.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – reverendo Geomário.

VII Poslúdio / encerramento

  1. Hino 400 – “Oração por proteção”.
  2. Oração.
  3. Bênção.
  4. Amém Tríplice.

O pastor Loures estará ausente no culto de hoje à noite, estará pregando a Palavra e cantando com o quarteto na Igreja Presbiteriana do Conjunto Habitacional Santos Dumont. Orem por ele.

Catecismo Maior de Westminster

161. Como se tornam os sacramentos meios eficazes da salvação?
Resposta O sacramentos tornam-se meios eficazes da salvação não porque tenham poder algum em si, nem por virtude alguma derivada da piedade ou da intenção de quem os administra, mas unicamente pela operação do Espírito Santo e pela bênção de Cristo que os instituiu. 1 Pedro 3:21; Atos 8:13,23; 1 Coríntios 3:7; 1 Coríntios 6:11.

162. Que é um sacramento?
Resposta O sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo na sua Igreja (Mateus 28:20; Mateus 26:26,27), para significar, selar e conferir (Romanos 4:11; 1 Coríntios 11:24,25) àqules que estão no pacto da graça (Romanos 9:8; Gálatas 3:27,29; Gálatas 5:6; Gálatas 4:15) os benefícios da mediação de Cristo (Atos 2:38; 1 Coríntios 10:16; Atos 22:16); para os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as mais graças (1 Coríntios 11:24-26), e os obrigar à obediência (Romanos 6:4; 1 Coríntios 10:21); para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns com os outros (1 Coríntios 12:13; 1 Coríntios 10:17; Efésios 4:3-5), e para distinguir entre eles e os que estão de fora (1 Coríntios 10:21).

163. Que partes tem um sacramento?
Resposta As partes de um sacramento são duas; uma, o sinal exterior sensível, usado segundo a própria instituição de Cristo; a outra, uma graça interior e espiritual, representada pelo sinal (Mateus 3:11). A graça interior tem-na somente o eleito redimido. O réprobo pode até receber o sinal externo do sacramento, mas não a graça interna que representa.

164. Quantos sacramentos instituiu Cristo sob o Novo Testamento?Resposta Sob o Novo Testamento, Cristo instituiu em sua Igreja somente dois sacramentos: o batismo e a ceia do Senhor (Mateus 28:19; 1 Coríntios 11:23-26; Mateus 26:26,27).

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.
  • Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

País de Oração: Portugal

Localização Sul da Europa
Capital Lisboa
Extensão territorial 92.090 km2
Idioma Português
População total 10.349.803 habitantes
PIB 199.122 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados